sábado, 12 de setembro de 2009

Filhotes: Alimentação - Desde o desmame até a fase adulta

Filhotes: Alimentação - Desde o desmame até a fase adulta.

O desmame dos filhotes de Scottish Terrier, assim como demais raças de cães, acontece após 50 dias do nascimento. Muito embora, nós preferimos desmamá-los aos 60 dias. E é após esse período que você poderá levá-lo para sua nova casa. Veja mais informações sobre amamentação e desmame no artigo: "Filhotes: alimentação - amamentação."

É importante você se informar com que tipo de alimento o criador acostumou seu filhote, durante a fase final de amamentação, e continuar a fornecer o mesmo alimento. A mudança para a nova casa estressa qualquer animal e penso ser conveniente o fazer com a maior suavidade possível.

Normalmente, os criadores, durante a fase de transição entre amamentação e desmame, oferecem algum tipo de ração em pó (do tipo solúvel em água: as famosas papinhas). Essas papinhas são de deglutição fácil para os filhotes, visto que seus dentes de leite ainda são novos e eles não estão acostumados a mastigar.

Então, ofereça o mesmo tipo de ração que o filhote comia no criador; e veja se as propriedades nutricionais do fabricante são adequadas. As rações premium são mais caras, mas trazem benefícios consideráveis à saúde. Vale a pena consultar os "Nutrition Facts", ou propriedades nutricionais de cada fabricante, e também consultar seu veterinário de confiança. Se a ração, ou papinha, oferecida no criador não for a de sua escolha, faça a transição assim: a cada refeição misture os dois tipos de alimento (maior proporção 70% do alimento antigo, e 30% do alimento novo), e diariamente diminua as proporções do alimento antigo, até que seu filhote se acostume somente com o novo alimento.

Alimento preparado em casa
Você também pode oferecer alimento preparado em casa. Isso pode ser mais saudável... ou não. Se optar por cozinhar a comida do seu filhote em casa, consulte seu veterinário e busque receitas balanceadas. Esse tipo de alimentação é uma ciência, e também uma arte. Aos iniciantes, amadores, e pessoas que não têm tempo para se dedicar à cozinha sugiro nem tentar.

Os ciclos circadianos
Para você entender quanto e quando alimetar seu filhote, é importante compreender a sua idade e também como estão acontecendo seus ciclos circadianos. Um ciclo circadiano consiste naquilo que aontece com o organismo vivo, desde um despertar, até o adormecer. Animais adultos têm seu ciclo circadiano regulado por um dia completo (24 horas, ou uma volta da terra em torno do sol).

Mas os filhotes ainda não são assim. Note que eles sairam do ventre materno, onde não havia luz, nem ventos, nem ruídos fortes, e além disso, sua alimentação era constante, por intermédio do cordão umbilical. Isso significa que, quanto mais novo o filhote, menos acostumado com o "dia" ele está; e seu organismo ainda não se regulou a estar acordado de dia, e dormir de noite, sentir fome durante a vigília, dentre outras coisas, como horários de fazer xixi e cocô.

Isso tudo pra contar que os filhotes dormem várias vezes por dia, e acordam várias vezes à noite! Surpresa! Igualzinho a qualquer outro mamífero: iniclusive nós, seres humanos. Bem, se eles dormem e acordam várias vezes, sentem fome e sente vontade de evacuar várias vezes.

E a quantidade diária de alimento?
Os Scottish Terriers são cães pequenos (pesam entre 8 e 10,5kg), e isso significa que eles têm necessidades quantitativas de alimento distintas de outras raças. Os fabricantes de ração seca normalmente sugerem entre 150 a 200 gramas diárias, para um adulto. É muito importante consultar as instruções contidas no verso do pacote de ração escohida. Vale lembrar que essa quantidade muda de acordo com o tipo de ração, com o peso do seu cão, com a idade, e o seu veterinário deverá ser consultado sempre!

Água à vontade!
Água limpa, em bebedouro limpo, à vontade, sempre! Eu percebo que os scottish terriers bebem bastante água. Os meus scotties bebem mais água que as outras raças de cães que eu já criei. Mas isso também varia de cão para cão, de raça para raça, e muito em função do tipo de alimento que o cão recebe diariamente. Rações secas estimulam o cão beber água. Se você oferece alimento muito hidratado (como papinhas), eles poderão beber um pouco menos de água. Enfim, deixe que o organismo do seu filhote regule isso sozinho, e mantenha água à sua disposição o tempo todo, pois a netureza é sábia. Observe seu hábitos, e os relate ao veterinário, a cada consulta. Nesses artigos, falaremos de saúde; as variações e os distúrbios alimentares são assunto para serem tratados em consulta com seu médico veterinário.

Alimentar quantas vezes por dia?
Por esses motivos, sugiro, aos dois meses de idade (ou desmame e mudança para a casa nova) alimentar seu filhote quatro vezes por dia. Divida a quantidade diária de ração a ser oferecida em quatro porções, e dê a primeira porção diária quando seu filhote acordar pela manhã, logo após alguma brincadeira breve. A atividade física matinal ajuda abrir o apetite.

Assim que ele comer a primeira porção, retire o alimento e só o ofereça novamente quando chegar a hora da segunda porção. A conta é simples: divida o dia em 4 períodos e ofereça uma porção de ração a cada 3 ou 4 horas. Sugiro retirar os restos e lavar o pratinho após cada refeição por dois motivos: 1) restos de alimento fermentam (principalmete as papinhas porque são úmidas); deixar comida à vontade mal acostuma o cão a comer fora de hora, e a comer demais, o que pode causar obesidade e distúrbios alimentares e digestivos.

Logo após a refeição vem o xixi... (vide artigo "Xixi no lugar certo!")

Aos cinco meses de idade, eu costumo diminuir a quantidade de refeições diárias para 3, e entre oito meses e dez meses, para duas. Os cães adultos podem muito bem viver com duas porções diárias de alimento. Isso ajuda você condicionar seu cão a comer em horários determinados, manter uma dieta equilibrada, e também a desenvolver hábitos de fazer cocô em horários relativamente fixos.

Mas e a papinha, até quando?! Eu costumo oferecer a papinha misturada com ração seca, tão logo percebo que o filhote começa ser capaz de mastigar. E vou diminuindo a proporção de papinha, aumentando a quantidade de ração seca, até que ele coma somente ração seca (para filhotes), normalmente aos seis meses. Depois, troco a ração seca de filhote, para ração seca para adultos, aos 10 meses.

0 comentários: