sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gestação

Gestação

A gestação dos cães dura em média 63 dias, e o parto normal, com filhotes sadios, pode acontecer entre o 58º e o 65º dia após a fecundação. Há muitas informações interessantes sobre os aspectos biológicos, fisiológicos e médicos desse assunto, mas neste artigo, daremos ênfase em aspectos práticos e comportamentais, que podemos observar em casa.

O vídeo abaixo mostra a Tiffany, durante sua gravidez, no 55º dia após a fecundação.

O comportamento da cachorrinha, depois do cio, e depois da fecundação, praticamente não muda, e seu ventre só demonstra sinais de crescimento após 30 dias, quando as mamas começam a inchar levemente, e ficarem mais rosadas. Após vinte dias, já é possível visualizar os sacos gestacionais, em exame de ultrassom.

Quando o ventre cresce, as "mamães" ficam um pouco mais lentas e querem se exercitar menos que o normal. Durante a última semana de gestação, se o ventre fica muito grande e pesado, elas realmente não querem se exercitar muito. Nessa última semana, não convém forçá-las aos exercícios a que normalmente estariam acostumadas. Convém observar o ritmo dela e respeitar suas limitações.

Durante a gestação, principalmente nas últimas semanas, o apetite delas tende a aumentar e elas bebem muita água. A urina pode ficar com odor mais forte, e também não é incomum observar corrimento vaginal transparente e inodoro. Há relatos de cadelas que lacrimejam e ficam com as narinas mais úmidas que o normal.

Além disso, vida normal. A Tiffany fica muito mais dengosa quando está grávida, pede colo o tempo todo, e tira muitas sonecas durante o dia.

0 comentários: