quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Um hotel bom pra cachorro!


Os feriados de fim de ano e as férias estão chegando, e com eles uma situação que muitos donos de pets não sabem como resolver: o que fazer com o seu animal de estimação quando ele não pode viajar junto?

Uma solução são os “hotéis” que hospedam o seu cão enquando você está fora. É um serviço ainda pouco divulgado e também pouco utilizado, uma vez que existe sempre o receio do dono em deixar seu cão sozinho. Mas existem serviços de ótima qualidade e confiança. Para encontrar um hotel que atenda essas características, são necessários alguns cuidados.

Visita

Segundo a veterinária Isabella Vincoletto, um dos passos mais importantes é visitar o local, levando o cachorro ou gato para esse primeiro reconhecimento de terreno. “O fato de farejar o ambiente antes já vai facilitar a adaptação do pet. O dono, enquanto isso, vai observar atentamente as condições de higiene e segurança do local”, disse.

Cuidados

Também é fundamental observar a maneira como o proprietário e funcionários cuidam dos animais que já estão hospedados lá, verificando se eles parecem bem-tratados. Em um bom hotel, os cães são separados por tamanho e cada unidade de canil recebe, no máximo, três pets. As refeições devem ser feitas separadamente, para evitar brigas.

Recreação

Outro diferencial dos estabelecimentos mais estruturados são as atividades de recreação. “O ideal é que os animais possam se exercitar numa pista de agility, por exemplo. Os pets precisam ter espaço para permanecer um período do dia soltos, esticar as patinhas e tomar sol. Só à noite é que deverão ser presos”, afirmou a veterinária.

Vacina

Ela dá ainda outra dica: “Estranhe se o proprietário do estabelecimento não lhe pedir a carteira de vacinação do seu bichinho. Esse cuidado indica que ele faz o controle dos animais que recebe, evitando contágio durante o tempo em que permanecerão no mesmo espaço, interagindo uns com os outros”, disse.

Hábitos

Antes de deixar seu bichinho, converse bastante com os cuidadores sobre os hábitos que ele já tem em casa para que, na medida do possível, a rotina dele seja respeitada. “Também vale relatar experiências traumáticas ou medos particulares que o animal porventura tenha, para que determinadas situações possam ser evitadas, garantindo a tranquilidade do pet”, afirmou.

Alimentação

É muito comum alguns animais não se alimentarem na ausência do dono, principalmente no caso de animais de pequeno porte, acostumados ao colo. Esses são os que mais sentem a separação e podem chegar a recusar qualquer tipo de alimento.

Para os donos que já tiveram essa experiência, a solução é recorrer ao veterinário que normalmente acompanha o animal, solicitando a prescrição de um suplemento. “Ele é rico em nutrientes, palatável e, em geral, não apresenta contraindicações. O ideal é começar a dar o medicamento em casa, pelo menos um mês antes de viajar, para que o bichinho vá se acostumando”, disse Isabella.

Você também pode optar em levar seu Pet, confira o guia dos lugares que aceitam hospedar seu pet com você, clique aqui!

Fonte: mundogolden

0 comentários: