sábado, 12 de setembro de 2009

Filhotes: Dicas Rápidas de Criação

Quando a gente adota um cachorrinho e o leva pra casa, além de nos maravilharmos com o milagre que é a vida de um filhotinho, e além da alegria que comparttilhamos com esses pequenos as brincadeiras e diversões, há alguns assuntos sérios, de gente grande, que precisamos considerar para que a vida e a saúde do nosso filhote sejam garantidas.

Aqui vão algumas dicas rápidas para ajudar-lhe cuidar do seu cãozinho.
  • Quanto a ALIMENTAÇÃO, sugiro dar apenas ração.
É evidente que os cães, antigamente na natureza, eram carnívoros e viviam da caça, mas há alguns séculos nós os convidamos a fazer parte de nossa comunidade "humana", e seria muito difícil cozinharmos para eles e conseguirmos manter sua dieta rica e balanceada. As rações industrializadas já foram estudadas, pesquisadas, balanceadas e melhoradas cientificamente para serem suficientes. Por isso, até os 12 meses, sugiro que a alimentação seja feita com ração para filhotes.

As rações "premium" são mais ricas e com qualidade controlada. Eu uso a Royal Canin Mini Junior. Após os doze meses, o seu cão será praticamente um adulto, então você poderá mudar o tipo de ração para a Royal Canin Mini Adult. A quantidade e as proporções de cada porção já vêm indicadas na embalagem do fabricante, de acordo com a raça e o peso do seu cão.

Até os dois meses de idade, divida a porção diária de ração e alimente seu cachorrinho 4 vezes ao dia. Após essa idade, até os 6 meses, divida a porção diária de ração e alimente seu cão 3 vezes ao dia.

Até os seis meses, eu costumo misturar a papinha Desmame A2, da Royal Canin, na porção diária de alimento. Após essa idade, divida a ração diária em duas partes e alimente o seu cão duas vezes ao dia.
  • A HIGIENE é necessária!
Acostumem-se (você e seu filhote) a duas escovações semanais! Escovar os pêlos é importante para mantê-los desembaraçados, para eliminar parasitas, para acostumar o filhote a ser maipulado, para estreitar o vínculo de autoridade entre você e o filhote, e também para dar-lhe oportunidade de verificar toda a pele e pelagem do seu companheirinho.

As rasqueadeiras servem para desembaraçar os pelos e tirar as "maçarocas" - muito embora eu as evite porque elas puxam muito os pêlos e os filhotes reclamam. Se você fizer a escovação sempre, poderá usar um escova comum, comprada em sua pet shop preferida, porque nunca haverá maçarocas para tirar. Eu evito dar banho nos filhotes até os 3 meses de idade. A água pode estar em temperatura inadequada pro filhote e, além disso, pode entrar-lhe nos ouvidos, causando otites. Há banhos secos em spray, vendidos em pet shops, e eles são excelentes para os filhotes ainda novinhos. Após essa idade de 3 meses, banhos quinzenais serão suficientes.

Os cães não suam na pele e têm a fisiologia diferente da nossa, portanto, seus banhos não necessitam ser freqüentes como os nossos. Eu prefiro dar banho em casa! Assim eu controlo o tempo que meu cão fica molhado, controlo o xampu, evito molhar o interior das orelhas e controlo a temperatura da água. Os cães não sentem frio como nós, mas água fria e excesso de água podem causar problemas a eles também.
  • VACINAÇÃO
Os cães são perseguidos por doenças tão sérias quanto as que nos perseguem. É importante você consultar sempre um médico veterinário e fazer o controle de vacinas do seu cão. Desde filhote, até o resto de sua vida!

Os veterinários normalmente recomendam a V-10 ( que imuniza contra 10 tipos de doenças), além da anti-rábica e dos vermífugos. Algumas vacinas são realizadas em doses periódicas, em intervalos de um mês, cada. As marcas, doses, e freqüência das vacinas precisam ser respeitadas, de acordo com o que o veterinário estabelecer, para que seu cão esteja sempre com a imunização garantida.

0 comentários: