sábado, 12 de setembro de 2009

Crescimento

Esta apresentação mostra o desenvolvimento da Tiffany, uma cachorrinha da raça Scottish Terrier, desde os sete dias após o nascimento, até atingir a fase adulta, com um ano e três meses de idade.

É interessante notar que, os "Scotties", ou "Terrier Escocês", quando são de linhagem de qualidade controlada, desde pequenos já têm as orelhas eretas, o nariz escuro, e o rabinho apontado pra cima. O padrão da raça requer que tais características sejam evidentes.

Um cachorrinho feliz apresenta sempre os olhos brilhantes e adoram brincar, sempre!

Outros aspectos interessantes são os pêlos: os filhotes têm pêlos mais finos e macios. A Tiffany, nossa "Scotch", só foi tosada pela primeira vez, aos seis meses de idade. É mais saudável manter os filhotinhos com os pêlos sem tosa, ao natural, para protegê-los enquanto crescem e se desenvolvem. Por isso é comum ver os filhotes felpudos nas fotos e nos canis. Filhotes tosados muito cedo correm risco e nós preferimos não tosar os nossos.

A tosa padrão para esta raça consiste basicamente em pêlos curtos no dorso e cabeça e cauda, mantendo-se a saia longa. As orelhas também são tosadas. A carinha deles deve manter um bigodão, barba comprida, e sobrancelhas compridas.

Eu, particularmente, acho eles muito parecidos com o Bidu (o cachorro das HQ) e também com o personagem do filme "A dama e o vagabundo".

Muitas pessoas confundem o Scottish Terrier com os Schnauzers. Porém há grandes diferenças. Os scottish são mais robustos, mais fortes, mais baixinhos, mais eretos, mais valentes, mais brincalhões, muito independentes, hiper curiosos, de orelhas e rabo sempre eretos. As cores também são muito diferentes entre as raças: os scottish só apresentam três cores (trigo, preto, "brindle" - que é a mesma coisa que tigrado ou malhado).

A Tiffany, por exemplo, é uma Scottie de cor Trigo. A pelagem é sempre uniforme, a cor homogênea, os pêlos brilhantes, densos e lisos.



0 comentários: