domingo, 13 de setembro de 2009

Origens da Raça

Origens da raça
A Escócia e á terra natal de muitos terriers pequenos e ativos - todos com personalidades fortes, pernas curtas e pelagem longa, rústica e grossa. Séculos atrás, os fazendeiros escoceses utilizam-se desses pequenos espirituosos para manter suas propriedades livres de pragas. Eventualmente, por intermédio de cruzamentos seletivos, surgiram cinco raças de terrier.

Uma personalidade importante na história do Scottish Terrier foi o rei James VI, da Escócia. No século XVII, quando o rei James VI se tornou o rei James I da Inglaterra, enviou seis cães terrier - que se acredita serem os ancestrais do Scottish Terrier - como presentes para a França. Seu amor e adoração pela raça contribuíram para sua popularidade em todo o mundo.

Assim como a maioria das raças, há disputas sobre a verdadeira história do Scottie. Há quem acredite que os Scotties sejam o mais antigo dos terriers. As outras raças de terrier teriam evoluído a partir do Scottie. Para essas pessoas, o Skye Terrier citado em antigos contos históricos não é o Skye Terrier que conhecemos hoje, mas seria, na realidade, o ancestral do Scottish Terrier. E apesar de esta ser uma história interessante, é difícil de ser comprovada.

O que se sabe é que o Scottie tem sido criado, já puro, por muitos anos. Em 1860, um show em Birmingham, Inglaterra, reconheceu o primeiro plantel de Scottish Terrier. Mas apesar de ter a raça reconhecida, o verdadeiro Scottish Terrier não foi apresentado. Em 1882, organizou-se o primeiro clube de Scottish Terrier. Infelizmente, mas conforme já se suspeitava, pouca informação comprovável é conhecida sobre as orígens distantes do Scottish. Sabe-se, contudo, que havia cães de pelagem rústica, pernas curtas, utilizados para se caçarem raposas e roedores nas fazendas das "Western Highlands" (terras altas ocidentais da Escócia) e nas ilhas Hebrides, provavelmente por centenas de anos. Pode até mesmo ter havido tipos distintos de cães em determinadas áreas, já que a natureza acidentada e selvagem da terra, e a escassez de estradas há centenas de anos, implicaram em um grau de isolamento - o que poderia levar ao desenvolvimento desses tipos de cães. Entretanto, haja vista que a população da região era mais dada à sobrevivência que à arte e à literatura, pouca informação formal, com descrição da raça Scottish Terrier, sobreviveu.

Em contraste, não há dúvida de que cães com biotipo, temperamento e habilidades de caça similares às do Scottie eram trabalhadores valorizados, nas "Highlands", durante aquelas centenas de anos. John Lesley, o bispo de Ross, em sua "História da Escócia de 1436 a 1561", escreveu sobre um cão de "estatura baixa que, enfiando-se em cavidades subterrãneas, desentoca raposas, doninhas (furões), texugos e gatos selvagens de seus covis secretos." Duzentos anos mais tarde, Sir Joshua Reynolds pintou o retrato de uma jovem acariciando um cachorro notadamente semelhante ao Scottish. Em 1822, houve referência de Sir Samuel Bewick sobre "cães rústicos, de pernas curtas, dorso longo, e muito fortes", em sua obra "History of Quadrupeds", e há uma cópia datada de 1835, intitulada "Scottish Terriers at Work on a Cairn in the West Highlands"*, que mostrava cães do tipo terrier muito semelhantes àqueles descritos no primeiro padrão da raça Scottish Terrier ( * 2 imagens neste artigo). Outros escritores, na década de 1830, descreveram a forma distinta e as pinturas de Reynolds e de Sir Edwin Landseer - ambos retrataram os arcaicos terriers em suas pinturas.

Logo, a partir desse "tipo" de cão com pernas curtas e pelagem rústica, provavelmente surgiram as raças terrier que associamos hoje com a Escócia - o Cairn, o West Higjhland White, o Skye, o Dandie Dinmont e o Scottie. Os Westies, os Skyes e os Dandies são provavelmente os que têm o desenvolvimento racial mais fáceis de se investigar, já que os MacDonalds de Skye houveram criado cães de pelo e dorso longos por mais de duzentos anos, e os Malcolms de Poltalloch preferiam um cão de cabeça menor, com a preferência da família por exemplares de cor creme e branca. Dandie Dinmont, da novela de Sir Walter Scott, "Guy Mannering", tinha dois terriers, Mustard e Pepper, e seu nome permaneceu com essa distinta raça desde então.

Há dois nomes associados à raça que atualmente conhecemos como Scottie. Nos anos 1860, no início dos tempos de exposição de cães, e antes do desenvolvimento de padrões de raça, o nome "Aberdeen Terrier" era usado para descrever o tipo "Scottie", e pode ser que a raça tenha saído das Highlands, através da cidade de Aberdeen. O outro nome associado ao Scottie é "Diehard". George, o Quarto Conde de Dumbarton, tinha um famoso plantel de Scottish Terriers, tão valentes que foram apelidados "Diehards" (ou duros de matar). Parece que eles inspiraram o nome de seu regimento, "The Royal Scots, Dumbarton's Diehard."

Tradução: Erich Kosloski
Fonte: http://www.scottishterrierdog.com/history.htm (14.09.2009, 22h 08min, UTC -03:00)




Home

0 comentários: