domingo, 13 de setembro de 2009

Pet ou cão de exposição?

Pet ou cão de exposição?

Você também precisa decidir se quer um cão para companhia ou para exposição. Não adianta você comprar um cão para companhia e depois querer colocá-lo em exposição. O cão para exposição é um escolhido entre os melhores e ainda é submetido a análise técnica durante meses antes de ser entregue ao futuro dono. Ele é entregue somente após a troca da dentição, e é treinado para que ele se comporte e seja um exemplar de exposição. "Stripping" e "Trimming" são feitos segundo padrões. O preço desses cães também é bem mais elevado. Não pense também que o exemplar para exposição é um cão perfeito, pois isso não existe. Ele é um exemplar cujas características são mais próximas do padrão.

Talvez você se pergunte: Vale a pena ter um cão de exposição? As exposições servem para atender os gostos e orgulho humano; e também servem para se demonstrarem características exclusivas de cada raça, para demonstrar o aprimoramento de cada raça, além de divulgá-la. E se olharmos as exposições com os olhos de um cão, veremos que eles não estão se importando nenhum pouco se foram premiados ou não com o título de melhor do mundo. O mundo deles não assimila esses tipos de coisas. Para eles aquilo tudo não passa de uma rotina. Avalie as vantagens e desvantagens reais. Visite uma exposição e assita um julgamento, um desfile.

Para criadores, isso pode até ser importante, também por motivos comerciais; mas isso não quer dizer que criadores que nunca levaram seus cães para exposições não possuem ótimos cães. É interessante considerar que, talvez o melhor cahorrinho do Brasil more em uma simples cidade do interior, com uma humilde pessoa, sem jamais ter pisado num tapete de exposição. Nem sempre ganha o melhor.

O importante é visitar o criador e ver os cães pessoalmente, independente de qualquer papel, os cães têm de ser bons! A gente compra um cão e não um título de papel. O cão de companhia (pet) é escolhido por você, dentre os da ninhada. Ele também precisa se enquadrar dentro dos padrões, mas ele será como se diz: de companhia. Será mimado, viverá dentro de casa, compartilhará seus hábitos, suas manias, e será seu companheiro durante toda a sua vida.

Os criadores não são fabricantes de cães. O bom criador procura ter os padreadores e as matrizes mais próximas ao padrão para que a maioria dos filhotes carreguem as características da raça. Hoje, muitas pessoas têm tratado os animais como produtos e não como vidas, preocupando-se em demasia com a estética e se esquecendo de que são seres vivos.

0 comentários: