sábado, 12 de setembro de 2009

Padrão da Raça

APARÊNCIA

O Scottish Terrier é um cão pequeno, porém resistente e resiliente, de corpo e pescoço musculoso (a circunferência típica do pescoço é cerca de 35cm), e de peito largo. Eles têm pernas curtas, e estrutura robusta, com a cabeça comprida em relação ao corpo. Devido ao fato de a raça também ser conhecida como Aberdeen Terrier, as fêmeas às vezes recebem nomes como "Abby", ou "Aggie", e os machos às vezes recebem o nome "Scottie".

O Scottie tem patas grandes e adaptadas para cavar e desentocar. Orelhas e cauda eretas e salientes são características da raça. Seus olhos são pequenos, brilhantes, em fornato de amêndoa, castanho-escuros ou quase pretos.

1 – Trufa
2 – Focinho
3 – Stop
4 – Crânio
5 – Occipital
6 – Cernelha
7 – Dorso
8 – Lombo
9 – Garupa
10 – Raiz da cauda



11 – Ísquio
12 – Coxa
13 – Perna
14 – Jarrete
15 – Metatarso
16 – Patas
17 – Joelho
18 – Linha inferior
19 – Cotovelo





20 – Linha do solo
21 – Metacarpo
22 – Carpo
23 – Antebraço
24 – Nível do esterno na cernelha
25 – Braço
26 – Ponta do esterno
27 – Ponta do ombro


a- profundidade do peito
b - altura do cotovelo
a+b = altura do cão


TAMANHO
A altura para ambos os sexos varia entre 25,4 a 28cm (altura do dorso). Normalmente, um scottie bem estruturado pesa entre 8,6 – 10,4 kg.


COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO
Leal e fiel. Digno, independente e reservado, mas corajoso e altamente inteligente. Valente, mas nunca agressivo.


CABEÇA
Longa, sem ser desproporcional ao tamanho do cão.




REGIÃO CRANIANA
Crânio: o comprimento do crânio permite uma largura suficiente, mantendo aparência estreita, quase plana.
Stop: ligeiro, mas distinto entre o crânio e o focinho, à frente dos olhos.




REGIÃO FACIAL
Trufa: larga, e de perfil, a linha que vai da trufa ao focinho parece ligeiramente inclinada para trás.
Focinho: fortemente construído e profundo em todo seu comprimento. Crânio e focinho de igual comprimento.
Maxilares / Dentes: dentes largos com uma perfeita e regular mordedura em tesoura.
Bochechas: ossos das bochechas, não salientes.
Olhos: amendoados, marrom escuros, bem separados, inseridos profundamente abaixo das sobrancelhas com expressão viva e inteligente.
Orelhas: bem desenhadas, de textura fina, pontudas, eretas e inseridas no topo do crânio, mas não muito juntas. Orelhas grandes com a base larga são altamente indesejáveis.




PESCOÇO
Musculoso e de comprimento moderado.




TRONCO
Linha superior do corpo reta e nivelada.
Dorso: proporcionalmente curto e muito musculoso.
Lombo: musculoso e profundo.
Peito: costelas bem arredondadas, achatando para formar um peito profundo e portado
bem para trás. Poderosa união das costelas com o posterior.




CAUDA
De comprimento moderado dando um balanço geral ao cão, grossa na raiz, afinando para a ponta. Portada reta ou ligeiramente curvada.




MEMBROS
Anteriores: cabeça portada em um musculoso pescoço de tamanho moderado mostrando qualidade, inserida em ombros oblíquos. Peito bastante largo, bem descido entre os membros anteriores. Antepeito bem à frente sobre membros anteriores de boa ossatura e retos.
Cotovelos: nem virados para fora nem colocados abaixo do corpo.
Metacarpos: retos.
Posteriores: notavelmente poderosos para o tamanho do cão. Nádegas fortes e largas.
Coxas: profundas.
Joelhos: bem angulados.
Jarretes: curtos, fortes, nem virando para fora nem para dentro.
Patas: de bom tamanho, bem acolchoadas; dedos bem arqueados e fechados; patas anteriores ligeiramente maiores que as posteriores.




MOVIMENTAÇÃO
Suave, livre e nivelada como um todo. Anteriores e posteriores retos, com propulsão nos posteriores.

PELAGEM
O scottie típico apresenta camada externa de pelos dura, longa, e resistente a intempéries; a sub-camada de pelos mais densa, e macia. Os pelos são comumente tosados, mantendo-se longas a barca, sobranceklhas, e saia ao redor de todo o corpo (comprida até o chão). A cabeça, orelhas, cauda e dorso tradicionalmente mantidos em tosa bem curta.

As cores variam de cinza escuro a preto, ou "brindle" (uma mistura de preto e marrom, também chamada de "tigrado"). Às vezes também ocorrem cores como Trigo, ou "trigueiro" (pelagem de cor bege, também tendendo a quase branco). Mas não se deve confundi-los com os cães das raças Soft-Coated Wheaten Terrier ou West Highland White Terrier.

TEMPERAMENTO
Os scotties são territoriais. Eles são alertas, rápidos e valentes - talvez até mais que as demais raças de terrier. A raça é famosa por ser independente, determinada, brincalhona, inteligente, e foi apelidada "Diehard" por causa de sua natureza valente. Apesar de preto ser a cor mais tradicional de scotties, as cores trigo e brindle também são padrões reconhecidos e valorizados da raça.

Apesar de os scotties serem bastante afetuosos, eles também podem ser teimosos. Seu treinamento necessita determinação, comandos firmes e muito carinho, desde tenra idade, caso contrário, eles tomarão a liderança e o controle da família para si. Eles são muito leais e tenten a "aceitar" uma ou duas pessoas como dono. À raça tem sido atribuído temperamento valente e sensível.

Esses animais tornam-se bons cães de guarda, já que latem raramente, apenas quando necessário, além de se demonstrarem reservados com estranhos. Muito embora isso seja muito mais relativo à educação que à genética; e a menos que sejam apresentados e criados junto com outros cães, eles tendem a não tolerar muito bem companhia de cães estranhos.

Essa raça foi concebida para caçadas e rinhas. Portanto, eles adoram cavar e caçar qualquer coisa que se mova. Adoram passear!

0 comentários: