sábado, 12 de setembro de 2009

Cores

Em consonância com o que estabelece o American Kennel Club, há três cores aceitas para a raça Scottish Terrier: trigo, preto e brindle. Muitos cães de cor preta ou brindle apresentam pintas ou mechas brancas ou prateadas em sua pelagem - o que é normal e não se deve penalizar. A cor branca só é aceita no peito e nas bochechas, ou no queixo, apenas em pequenas mechas.

Seguem algumas fotos de cães das três cores.


Os scottish terriers trigo, ou trigueiros apresentam pelagem uniforme, assim como os exemplares das demais cores, e a sua cor apresenta nuances mais claras ou mais escuras, variando de bege claro, até bege escuro. A cor branca não tem sido relatada como aceita pelas associações de criadores, e é bastante rara. Os cães de cor trigo aparentemente têm a pelagem mais brilhosa que os demais.


Os scottish terriers brindle, ou tigrados, apresentam várias nuances de cor, sempre mesclando listas marrons, cinza, pretas e trigo. A padronagem varia bastante e as cores que se misturam também variam.


Os scottish terriers pretos apresentam cor sólida. Há algumas exceções aceitas pelo kennel Club Norte-Americano, como: pequenas manchas brancas no peito, no queixo ou nas bochechas; muito embora isso não seja comum, e nem muito aceito no Brasil.

Variações
É importante considerarmos que a natureza não é determinista nem estática. Há relatos de scottish terriers brancos, e também cinza, além de brindles que apresentam cores intensas, ou com mechas grandes. Isso não precisa ser visto como aberrações, e, muitas vezes os cães são lindos!

O fator determinante para aceitação das cores tem sido apenas a freqüência com que as três cores acima descritas surgem nos criadouros, além da vontade humana de "padronizar", classificar e julgar fenômenos naturais, que nem sempre são controláveis.

É preciso aceitarmos que a natureza modifica tudo, todos, sempre. Compreendendo essas grandes chances de mutações, seremos capazes de aceitar o fato de que há cores diferentes das que nos predispomos a aceitar, e seremos capazes de apreciar as surpresas que a natureza nos oferece de vez em quando.

0 comentários: