sábado, 12 de setembro de 2009

Xixi no lugar certo!


Ensinar um cãozinho a fazer as necessidades em local específico é algo que exige paciência, perseverança, determinação e muita força de vontade.Você pode fazer isso, e não precisa de adestrador profissional! Seria até melhor você fazer sozinho porque isso ajuda a formar víunculo de autoridade e de liderança com seu cachorrinho.

Os scottish terriers são cães inteligentes e aprendem rápido. Por outro lado, são teimosos e testam a nossa capacidade de controle e liderança o tempo todo. Por essas razões, seu adestramento merece um pouco mais de atenção.

Para começar
Quando seu cãozinho ainda é nenê (desde quando ele chegar na nova casa, até os 3 meses de aidade), é útil você restringir sua área de convivência no lar. Um cômodo é suficiente! Os cães novinhos ainda não são ainda capazes de memorizar a casa inteira e se perdem facilmente - o que dificulta memorizarem também o local de fazer xixi e cocô. Deixe-o em um cômodo só, separado por uma tábua que ele não consiga pular, ou por uma cerca para cães, dessas que se vendem em petshop.

Determine o local apropriado
No seu cômodo, determine bem qual será a área de dormir (colocando sua cama), qual será a área de alimentação (colocando seu prato de comida e de água), e qual será a área sanitária (colocando o jornal, ou fraldas tipo pipi dog). A separação clara entre as áreas ajuda muito, pois, instintivamente os cães não fazem as três coisas no mesmo lugar (comer, dormir e defecar).

Ele precisa se acostumar na área restrita de um cômodo até memorizar a geografia do local, e até memorizar quais são as áreas apropriadas para: comer, dormi e fazer xixi.

No princípio ele VAI CHORAR e reclamar. É natural, pois pode estar acostumado a ter muito colo e liberdade total. É importante você se manter firme e no controle da situação. (Os cães também nos manipulam com choradeira, e com latidos). Depois de uns dias ele entenderá que não adianta contrariar, e que as regras são essas.

Ensine-o fazer no lugar certo
Após TODAS as refeições, alguns minutos de brincadeiras e, no exato momento em que ele der sinais de que vai evacuar ou fazer xixi (normalmente se agaixando no chão), você o pega e o coloca em cima do local escolhido para o xixi. Todas as vezes!

Você precisa estar presente na vida do seu cão. Todo dia! Ele logo entenderá o comando e a regra da casa.
Após várias repetições, ele aprende. Comemore as conquistas ele, todas as vezes, elogiando-o bastante!

E vai errar também... É importante você corrigir erros SOMENTE quando o FLAGRAR fazendo coisa errada. Diga um "NÃO" bem firme, alto e claro (sem gritar), pegue-o e o leve para o local certo. Faça isso todas as vezes em que o flagrar.

Se ele não for flagrado, não deverá ser castigado, porque filhotes não têm memória temporal associativa (não sabem relacionar o castigo recebido, com algum "erro" cometido minutos ou horas atrás).

Lembre-se de que os filhotinhos fazem xixi a toda hora e coco também. Então, necessitam ser monitorados de perto. Com o tempo, seus ciclos circadianos mudam (vão dormir menos vezes por dia, comer menos vezes e defecar menos vezes, e darão menos trabalho). Mas o início é assim mesmo, xixi o tempo todo. Ensinar o tempo todo!

Todos os meus cães saudáveis aprendem e são capazes de se comportar. E fique tranquilo, eles não ficarão traumatizados. Na realidade, os cães naturalmente precisam de regras e de um líder para seguir. Senão, eles se tornam o líder e você terá que obedecê-los.

Então, torne-se o líder da sua matilha! E boa sorte!!!


0 comentários: