domingo, 13 de setembro de 2009

Como escolher um filhote... e um criador!

Como escolher um criador e um filhote

Quando pensamos em ter um filhote, geralmente queremos um cão com aparência bonita, pelos densos e fartos, e características físicas de acordo com os padrões da raça. Queremos que ele seja igual aos cachorrinhos das fotos de revistas. O melhor, o mais bonito, o mais carinhoso!

É comum, também, que tenhamos muitas dúvidas, principalmente com a grande variação de preços. Os Scottish Terriers apresentam grande variação de preço, e é preciso estarmos atentos para isso. O mais caro nem sempre é o mais interessante para nós, como também o mais barato nem sempre corresponde a uma boa compra. O barato pode sair caro! Considere o padrão, a estrutura física, a pelagem e o comportamento dos cães e o ambiente do canil. Já acompanhei histórias de pessoas que compraram "scotties genuínos", mas que depois de dois ou três meses ainda não tinham orelhas eretas (e acho que nunca tiveram); ou cães que crescem, e crescem, e crescem... até ficar claro que se trata de algum cruzamento misturando raças.

É preciso visitar o criador, conhecer os cães e o modo de criação. Cães com títulos não são tudo. Títulos indicam bons cães, que atendem aos padrões da raça; mas o modo de criação, a limpeza, higiene, saúde, afeto, disciplina, hábitos saudáveis, exercícios são igualmente importantes, tanto no cão quanto em relação ao criador!

Se você pensa mais na aparência do que no amor que o seu filhote lhe dará, não compre um cão! Você certamente sofrerá, e seu filhote também, já que a aparência de um cão muda com o tempo, eles ficam bonitos, ficam feios, ficam felizes, ficam doentes, ficam idosos, sujam-se, enfim, são seres que passam por fases da vida muito semelhantes às nossas, já que são mamíferos. Um cão perfeito não existe. O que existem são criaturas divinas, que muito além da aparência perfeita, são capazes de viver ao nosso lado, e compartilhar a vida conosco, dependendo de nós, e nos causando todo tipo de sensações e experiências, felizes e tristes!

Ultimamente, por causa da grande quantidade de criadores que visam somente o lucro, quem procura um filhote pode ficar frustrado, se não agir com cautela na escolha.

Aqui vão algumas dicas:

  1. Filhote saudável é alegre e se movimenta normalmente. 
  2. Verifique se não está com diarréia e secreção nas narinas. 
  3. O local pode ser simples, não precisa ter luxo, mas deve estar limpo e desinfetado, devido ao risco de contaminação. 
  4. Deve haver espaço o suficiente para os cães se movimentarem e brincarem.
  5. O local precisa apresentar um "ar" de harmonia. 
  6. Perceba como o criador pega os cães, como se refere a eles, e se os cães estão felizes ou tristes.


Os pais dos filhotes provavelmente estarão no mesmo local; ou pelo menos a mãe (o pai pode ser padreador de outro canil, e nesse caso, peça o endereço para verificação). Os pais devem atender suas expectativas. Os títulos dos pais são importantes, mas não são tudo; as características positivas dos cães são mais importantes e devem ser consideradas mais do que qualquer outra coisa.

O fato do cão ser importado não significa que é melhor. No mundo inteiro nascem cães dentro e fora dos padrões. O cão não é um produto. O cão é um ser vivo. Solicite o pedigree dos pais e verificar sua veracidade. Antes de ir ver um filhote, procure estudar qual é o padrão da raça para comparar com os pais, e até mesmo com o filhote. Tenha sempre em mente: "Todo filhote é fofinho e bonitinho, mas ele cresce e as evidências acentuam-se."

Verifique se a criação é própria, ou se é de terceiros; ou seja, se o vendedor é quem cria, ou se apenas revende filhotes de canis cuja procedência e idoneidade você nem conhece.

Hoje em dia, está na moda criadores que favorecem exemplares muito pequenos. Isso é um grande erro, pois exemplares muito pequenos, além de estarem fora de padrão da raça, geralmente apresentam desvio de comportamento, problemas de estrutura óssea, e fragilidades. Isso contribui para má qualidade de exemplares da raça. Cães fora dos padrões não devem ser acasalados. Cada raça têm seu padrão de tamanho. Siga os padrões!

Vá ver o cão no local onde ele é criado! Já tive e já acompanhei muitas decepções na procura filhotes, pensando que iria encontrar filhotes maravilhosos, mas cujos resultados foram lastimáveis. Produções como descoloração, uso de spray fixador, tingimento, cirurgias corretivas (calda, dentes, etc.) são feitos para transformar o cão, mas não se esqueça que, na genética, os filhotes herdam quase tudo dos pais.

0 comentários: