sábado, 12 de setembro de 2009

Comportamento dos Scottish Terriers

Os cães da raça Scottish Terrier são únicos em seu comportamento diante da vida, em relação ao dono, em relação a outros cães e até mesmo outros animais.

Eu já tive cães de muitas raças e até cães sem raça definida. Uns dóceis, outros alertas, outros brincalhões e também cães de guarda treinados. Mas desde que adotei um scottie, percebi que eles são sui generis. Esses cães são capazes de supreender as pessoas em muitos aspectos.

Os filhotes são felpudos e encantam todos os que os vêem e que lhes dão colo. São filhotes muito alerta e bastante curiosos em relação a qualquer coisa que se mova perto deles. Originalmente, cães de caça; hoje em dia, muito mais "pets", eles adoram desentocar objetos e coisas que se movem, insetos, e outros pequenos animais. Quando esses cães eram criados para caçar, serviam para desentocar presas pequenas, como roedores, coelhos e outros animais que se escondem em tocas.

Dizem que os Scotties têm o rabo ereto, e encorpado, justamente para que, quando se enfiarem num buraco atrás de uma presa, o dono possa o puxar pelo rabo. O cão segura a presa e o dono puxa os dois (cão e presa) buraco a fora, para completar sua caçada.

E os filhotinhos são assim, buraqueiros, brincalhões, espertos, inteligentes e atentos a movimentos. A Tiffany, quando era filhote, era capaz de ficar bastante tempo deitada, com as orelhas de pé, farejando nossos movimentos pela casa. Qualquer novidade, pronto! A cachorrinha pulava de onde estivesse e ía direto atrás de sua nova "presa".

Eles são cães fortes, robustos e ágeis. Adoram brincar de cabo-de-guerra e de pega-pega. Um scottie saudável troca um osso por uma boa brincadeira em qualquer momento do dia ou da noite.

Além dessa característica peralta, tenho percebido que esses cães são bastante independente que as demais raças. Eles também se divertem e fazem muitas atividades sozinhos. Parece que a sua necessidade por companhia humana é muito diferente dos outros cães.

Há cães que precisam de companhia o tempo todo. Já os scotch terriers não são assim. Eles são capazes de viverem nos nossos lares e manterem sua individualidade, em muitos momentos, comportando-se em relação ao dono, muito mais como um parceiro, do que como um pai protetor. Eles brincam com a gente, e também pedem colo, mas são capazes de se virar muito bem em outras atividades, sem muita intevenção humana.

Um Scottish Terrier num parque, ou numa floresta, é capaz de encontrar coisas para fazer o dia inteiro, sem ficar grudado no dono. Eles correm, pulam, cavam, cheiram, correm atrás de folhas, insetos, aves... e fazem sua própria festa. É incrível sua curiosidade!

Esses cães também podem ser adestrados, e aprendem tudo o que lhes for ensinado - como os outros cães. Mas eles são determinados e têm suas vontades. às vezes são bastante teimosos e o treinador precisa ser paciente e demonstrar bastante capacidade de comando para treinar um Scottish. Eles costumam testar nossa capacidade de liderança o tempo todo por causa da sua própria tendência a liderar.

Essa característica me parece muito interessante porque mostra que esses animais percebem a realidade e a dinâmica dos grupos a que pertencem, colocando-se sempre disponíveis para cooperar, mas sempre também disponíveis para liderar. Esses são cães verdadeiramente inteligentes! Veja mais informações no artigo sobre educação e adestramento.

2 comentários:

Fernanda disse...

Esse comporatamento do Scottie é pura verdade. Eles tem grande capacidade de encontrar qualquer coisa, podendo estar escondida em qualquer lugar. Um dia desses, Brigitte, minha Scottie de 1 ano e meio, encontrou um morcego dentro de uma mochila minha. Quem diria!!! Graças a ela, não levei uma "companhia indesejável". Hehehe.
Eles também são muito amáveis e receptíveis. Não há jeito de ficar mau-humorado com a minha cachorrinha por perto, sempre querendo fazer folia ou então ficando deitada ao lado sempre quando alguém não está bem.

Larissa disse...

É verdade, tenho um scottish o Alf. Ele é muito brincalhão, e é muuuito curioso!